Quinta-feira, 3 de Setembro de 2009

Gripe A, a epidemia do século XXI – IMPACTO ECONÓMICO

 

A Gripe A é uma realidade e não acontece apenas aos outros. É um surto global que em muitos casos pode ser mortífero. O vírus foi identificado como influenza A subtipo H1N1, uma variante nova da gripe suína.

 

 

 

Entre outros possíveis sintomas encontram-se as febres altas, tosse seca e intensa, dores musculares e intenso ardor nos olhos. Podendo ser confundida com uma simples gripe, este novo vírus ataca fortemente os pulmões causando uma grave falha respiratória. Não ataca apenas grávidas, idosos, crianças ou grupos com historial clínico e outras complicações.
Segundo dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, Portugal, a seguir ao Reino Unido, lidera a lista de países com mais casos detectados. Alemanha e Grécia surgem em terceiro e quartos lugares do ranking.
 
Qual o impacto económico deste vírus?
Muitos especialistas têm vindo a advertir para a criação de medidas articuladas e eficazes no combate ao impacto económico que a Gripe A pode ter nas empresas. Desde o inicio desta pandemia que se verificam queda de lucros e perda de produtividade não só nos sectores da agricultura, transporte mas, também, em sectores de turismo e lazer. Feitas as contas, com os custos de prevenção e de controlo desta epidemia, estima-se que, de acordo com dados fornecidos pelo Banco Mundial, o custo desta pandemia pode variar entre 0,7% a 4,8% do produto interno bruto mundial. Fala-se até que esta pandemia poderá adiar a recuperação da economia mundial.
Nesta análise está como causa a rapidez de propagação ou contágio da doença que pode gerar quebras de produtividade irreversíveis nas empresas. Restringir os planos de turismo, deixar de frequentar locais públicos ou a diminuição das viagens de negócios podem abalar a confiança de possíveis investidores e respectivos mercados financeiros.
 

Já existem no mercado várias técnicas para detectar e prevenir o contágio do vírus H1N1. Muitos encontram-se ainda em fase experimental como é o caso do Microprocessador designado como o “Flu Chip” a ser estudado nos EUA e que vai auxiliar os médicos na diferenciação dos diferentes tipos de influenza e de outros tipos de vírus que causam sintomas similares. Existe também um Kit de análise aos doentes infectados para poder fazer a diferenciação dos diferentes tipos de vírus.
Contudo, estes equipamentos são válidos na diferenciação dos vírus existentes e são apenas utilizados na medicina. E se houvesse uma forma de identificação da doença em contexto empresarial? Uma forma de a controlar e identificar o vírus sem que fosse necessário aguardar pelos sintomas e pelo contágio aos restantes colegas de trabalho. Uma forma de quebrar o ciclo sem baixas de produtividade, sem quebra de lucros e sem perdas de capital humano.
Existe no mercado um kit de detecção acessível para as empresas que se preocupam com as quebras que esta epidemia pode trazer junto dos seus mercados.
 
Imagens de Termografia - Câmaras térmicas
 
 
Funcionam como qualquer câmara de filmar emitindo imagens de diferentes intensidades. Nas imagens obtidas visualiza-se as diferenças de temperatura que cada corpo emana. Este efeito deve-se ao facto de as câmaras utilizarem sensores de temperatura que podem ser detectados mesmo através do escuro ou condições atmosféricas de grande nebulosidade.
 

 

 

 

Existem várias empresas que comercializam estas câmaras no mercado, mas contudo, penso que a MKTI fornece a informação mais detalhada e atendimento mais personalizado.
Modelos disponíveis na MKTI:
 

 


publicado por controllife às 00:03
link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?
1 comentário:
De JMC a 4 de Setembro de 2009 às 10:16
È sempre bom ler informação útil.
E também gostei do video
Para os interessados: http://domoticaparatodos.blogspot.com

também lá tenho um post sobre estas camaras termicas e a gripe A

JMC


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Gripe A, a epidemia do sé...

. DOMÓTICA… O QUE É ISSO?

.arquivos

. Setembro 2009

.contador

SAPO Blogs

.subscrever feeds